quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Resenha: Lucíola

Autor: José de Alencar
Edição: 1
Editora: Martin Claret

Ano: 2002
Páginas: 151
Sinopse: Um dos mais polêmicos romances de José de Alencar, Lucíola conta a história de um jovem de família tradicional que se apaixona por uma ex-prostituta.













Resenha:


Assistindo  ao Prêmio Contigo MPB de música, vaio a inspiração. Lucíola um livro de José de Alencar de escola literária Romântica e um dos livros da trilogia urbana, os outros livros são Senhora e Diva.

O livro narra a história de amor entre Paulo e Lucíola, ela uma cortesã(prostituta). E com isso eles se apaixonam, um romance marginal e bonito. E como diz minha professora: "Lucíola atualmente seria uma DAMA."

Com crítica a sociedade, a mesma dita o final da história de amor entre eles. José de Alencar mostra que o amor pode ocorrer entre qualquer pessoa independentemente de cor, classe social ou profissão.

Lucíola é um romance muito bom, e indico as pessoas que querem iniciar na literatura de José de Alencar. Amo o final do livro e a caracterização de personagens e a caracterização ambiental é simples, curta e direta. Lucíola é um livro atemporal.

3 comentários:

  1. Tenho muita vontade de ler algo do José de Alencar. Gostei muito da sua resenha.
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. José de Alencar é quisto máximo nos vestibulares aqui do nordeste.. principalmente no Ceará. Li Luciola com 13 anos e acredito ter sido meu primeiro contato com livros..na minha época n existia Harry Potter rsrsrsrs.. adorei a resenha.. me fez voltar a querer lê essa brilhante obra do JA.

    Bjokasss Pan!

    http://sonhosliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui na Bahia exigia Senhora..mas no ano passado tiraram, com isso naum pode ler...

      Excluir