sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Resenha: O Elevador Ersatz


Autor: Lemony Snicket 
Edição: 1
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2003
Páginas: 228
Tradutor: Carlos Sussekind
Sinopse: 
Eles vão até à residência da família Squalor, os novos tutores dos Baudelaire. O Sr. Poe acredita que ali Violet, Klaus e Sunny estarão a salvo do ganancioso e traiçoeiro Conde Olaf, que foi o primeiro tutor dos três irmãos e que pretende, desde então, apropriar-se da fortuna herdada pelos Baudelaire. A última maldade cometida por Conde Olaf foi raptar os trigêmeos Quagmire, de quem os Baudelaire haviam ficado amigos no colégio interno.


Jerome e Esmé Squalor moram num apartamento de cobertura na Avenida Sombria. Para o desânimo dos três irmãos, o elevador do prédio foi desligado e eles são obrigados a chegar ao último andar pelas escadas escuras e tenebrosas. Depois de muitos e muitos degraus, eles finalmente chegam à casa nova, um enorme apartamento com 71 quartos, e descobrem que seus novos pais os tinham adotado apenas porque ter órfãos estava na moda.
Os irmãos parecem bem instalados, mas uma nova aparição do Conde Olaf vem trazer pavor aos Baudelaire. Eles agora têm de descobrir um jeito de se livrar dessa pérfida ameaça. A resposta pode estar no elevador ersatz, uma passagem secreta tão escura quanto "uma pantera negra como azeviche, coberta de piche, comendo alcaçuz preto no ponto mais profundo da parte mais funda do Mar Negro". E os perigos estão só começando. Dali em diante, uma montanha de horrores e desgostos ainda espera pelos desafortunados irmãos Baudelaire.



Resenha:

Nostalgia. Essa é a palavra para esse livro, antes de errar a mão e fazer um história previsível e sem surpresas( Serraria Baixo-Astral) e depois de retornar a formula mais incluindo personagens diferentes e um lugar diferente( Inferno no Colégio Interno). Lemony vêm com um livro surpreendente e usando a fórmula antiga de um jeito novo.

Neste livro os Órfãos Baudelaire são levados pelo Sr. Poe a Avenida Sombria, onde encontram o tio mias rico Jerome Squalor que têm um esposa Esmé Squalor uma mulher de características dúbias e muito preocupada com o IN e o Out da moda. O apartamento do casal é enorme e cheios de cômodos.

Esse livro Lemony consegue ser tão bom quanto O Lago das Sanguessugas, por isso a nostalgia, Ao ler voltei para o mundo criado por Snicket: cheios de surpresas e com reviravoltas a cada página. Com uma característica ambiental boa e uma narrativa ótima. Indico o livro, pois para mim é um dos melhores ou o melhor dos seis livros que li. 

3 comentários:

  1. Quero muito ler os livros das Desventuras em Série.
    Depois de ler sua resenha,acho que vou gostar.
    Abraço!

    Bruno
    http://oexploradorcultural.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Nunca li os livros das Desventuras em Série, mas a história parece ser bem legal.
    Depois da sua resenha fiquei com mais vontade de ler. rsrs

    Bjs
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Tenho vontade de ler essa série, falam tão bem :)

    beeeijo!
    Letícia - Céu de Letras

    ResponderExcluir