segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Necessidades Literárias #7

Olá!

Fui na saraiva no sábado passado, e não encontrei os livros que queria e fiquei muuuito irritado. E esse livro estava entre os que queria e um outro do escritor também, mas na mesma não tinha nenhum livro de Saramago.

O livro que quero, e a muuuito tempo é...




Sinopse: Cansada de ser detestada pela humanidade, a ossuda resolve suspender suas atividades. De repente, num certo país fabuloso, as pessoas simplesmente param de morrer. E o que no início provoca um verdadeiro clamor patriótico logo se revela um grave problema. Idosos e doentes agonizam em seus leitos sem poder "passar desta para melhor". Os empresários do serviço funerário se vêem "brutalmente desprovidos da sua matéria-prima". Hospitais e asilos geriátricos enfrentam uma superlotação crônica, que não pára de aumentar. O negócio das companhias de seguros entra em crise. O primeiro-ministro não sabe o que fazer, enquanto o cardeal se desconsola, porque "sem morte não há ressurreição, e sem ressurreição não há igreja". Um por um, ficam expostos os vínculos que ligam o Estado, as religiões e o cotidiano à mortalidade comum de todos os cidadãos. Mas, na sua intermitência, a morte pode a qualquer momento retomar os afazeres de sempre. Então, o que vai ser da nação já habituada ao caos da vida eterna? Ao fim e ao cabo, a própria morte é o personagem principal desta "ainda que certa, inverídica história sobre as intermitências da morte". É o que basta para o autor, misturando o bom humor e a amargura, tratar da vida e da condição humana.


O que acharam??
Já leram o livro ou algo desse escritor??

Um comentário:

  1. Oláaa Bom Saramago sempre foi um desafio. Gostei muito de Ensaio sobre a cegueira. Já Memorial do Convento não gostei, não consegui chegar nem na metade, foi bem difícil. Esse livro ainda não, mas arrisco a dizer que pode dar um certo trabalho hehehehe! Mas eu gosto bastante de Saramago.

    SUpeeer beijo!

    http://estoulendoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir